A Voz do Pastor › 18/09/2017

Legado do Ano Nacional Mariano

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil decidiu realizar um Ano Mariano Nacional. O mesmo foi iniciado em 2016 e vai se concluir no dia 12 de outubro deste ano de 2017. Naquele dia celebrar-se-á os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba. Muitas ações foram realizadas neste ano em louvor à Virgem Maria. O Regional Centro Oeste da CNBB decidiu associar ao Ano Mariano o tema vocacional.

No Santuário de Nossa Senhora da Abadia, no Muquém, a devoção a Nossa Senhora vem sendo cultivada há 269 anos. Quem vai ao Santuário sente-se tocado pelo amor da Mãe de Jesus.

O Povo brasileiro aprendeu a caminhar com Nossa Senhora. O primeiro exemplo foi dado pelos pescadores que tendo encontrado a imagem da Virgem a levaram para casa. “É preciso levar nossa Senhora para dentro de nossas casas” (Papa Francisco aos Bispo na JMJ no RJ). Em nossos lares ela nos motivará a sermos discípulos de Jesus, pois ninguém melhor do que ela esteve presente na vida Dele.

“Na vida pública de Jesus, a sua Mãe manifesta-se claramente logo no início, quando nas bodas de Caná da Galileia, movida pela misericórdia, conseguiu com intercessão que Jesus, o Messias, desse início aos seus sinais (cf 2,1-11). Durante a pregação de seu Filho, recolheu as palavras com que ele, exaltando o reino acima das razões e vínculos da carne e do sangue, proclamou bem-aventurados os que ouvem e observam a palavra de Deus (cf Mc 3,35; Lc 11,27-28), como ela fazia fielmente (cf Lc 2,19 e 51).

Assim também a bem-aventurada Virgem avançou no caminho da fé, e conservou fielmente a união com seu Filho até a cruz, junto da qual,  por desígnio de Deus, se manteve de pé (cf Jo 19,25); sofreu profundamente com seu Unigênito e associou-se de coração maternal ao seu sacrifício, consentindo amorosamente na imolação da vítima que ela havia gerado; finalmente do próprio Jesus Cristo, ao morrer na cruz, foi dada ao discípulo por mãe com estas palavras: “Mulher, eis aí o teu filho” (cf Jo 19,26-27)”. (LG 58).

Encerra-se o Ano Mariano e fica a lição de ser um bom discípulo missionário de Jesus.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo de  Uruaçu

Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.